Como não confiar em uma técnica que transcende a casa dos milênios e é aplicada desde os gregos, a.C.?! Do grego hydro (água) + therapeia (terapia), a hidroterapia teve o seu primeiro registro histórico em 1.000 a.C, nos cantos homéricos, onde é citado o rito de purificação com água, alusão à entrada no templo de Esculápio, Deus grego da Medicina.

Passado quase meio milênio, em 530 a.C, Pitágoras recomendou banhos frios a seus discípulos, juntamente a uma dieta vegetariana. Bem como Hipócrates de Quíos, mais adiante, entre 460-377 a.C. utilizou a hidroterapia como forma de desintoxicação do organismo, por meio da pele, de forma pioneira, ou seja, utilizando procedimentos fundamentais, utilizados até hoje, como vapores e compressas úmidas. Já em Roma, por volta de 330 d.C., os banhos romanos tinham como proposta tratar lesões, doenças reumáticas e paralisias.


Benefícios da hidroterapia


Amplamente qualificada desde então, atualmente, a hidroterapia utiliza exercícios da fisioterapia em uma piscina, especificamente preparada a este fim, para muito além do fortalecimento dos músculos: provoca a melhora do sistema cardiorrespiratório, alivia dores nos músculos e articulações - principalmente ao promover o relaxamento muscular - traz melhorias à coordenação motora e ao equilíbrio e é capaz, também, de reduzir o estresse e a ansiedade, diminuindo, inclusive, distúrbios durante o sono.

Para quem é indicada

Para todos. Sim, porque além de tratar casos motores específicos, é capaz de melhorar a imagem corporal e, consequentemente, aumentar a autoestima e bem-estar de qualquer pessoa. Embora utilizada para tratamentos físicos, como problemas ortopédicos, a hidroterapia também promove bem estar emocional e ressocialização, ideais para casos de depressão, por exemplo. Do viés físico, sua utilização é recomendada desde a recuperação de atletas lesionados a idosos com pouca locomoção (e com casos de reumatismo, hérnias discais e artrite), atendendo também às gestantes, reduzindo o inchaço de pernas e pés e atuando no alívio de dores nas costas. Entre os diversos casos atendidos pela hidroterapia, podem ser prescritas pela áreas de: ortopedia, neurologia, reumatologia, psicologia, pediatria e otorrinolaringologia (casos respiratórios).

A ciência por trás da hidroterapia

A imersão do corpo na água promove resistência do meio aos movimentos, o que, consequentemente, reduz o peso corporal e o impacto nas articulações, durante os exercícios. Em água fria, os exercícios são feitos sob a vasoconstrição e diminuição do fluxo sanguíneo, prevenindo inchaços, por exemplo. Já quando os exercícios forem feitos em água quente, o paciente aproveita os benefícios da vasodilatação e o aumento da irrigação sanguínea da pele e dos músculos. Além disso, os efeitos da água ao organismo passam por:

1) A flutuação dá suporte às enfraquecidas articulações, proporcionando assistência e, de forma progressiva, resistência ao movimento da água.

2) A pressão hidrostática promove estabilização das articulações enfraquecidas, diminuição de edemas e melhora da circulação, além de acelerar a cura da pele de uma região imobilizada.

3) Exercícios em temperaturas elevadas, de 32º a 35ºC reduzem espasmos musculares e estimulam o relaxamento dos tecidos moles, chegando até a redução de dores.

4) Aceleração da recuperação muscular e do movimento comprometido, com a redução de espasmos e dores.

O profissional de hidroterapia

Para atuar nessa área, o fisioterapeuta, imprescindivelmente, precisa de conhecimentos específicos do movimento da água (hidrodinâmica), bem como de termodinâmica e suas aplicações anatômicas, fisiológicas e biomecânica corporal.

Para você profissional da fisioterapia o Curso De Hidrocinesioterapia está com inscrições aberta. Aproveite! Vagas limitadas: https://bitly.com/

Você pode agendar uma avaliação funcional com o CIRTA

Clique no botão ao lado e faça contato com nossa clínica

Equipe

O CIRTA dispõe dos melhores quadros técnicos para auxiliar na sua recuperação.
Entre os sócios estão renomados fisioterapeutas, aulixiados por profissionais multidisciplinares.

  • José Vicente Martins

  • Palmiro Torrieri

  • Jorge Moura

José Vicente Martins
x

Prof. José Vicente Martins

Fisioterapeuta / CREFITO – 14149-F - Prof. de Fisioterapia da UFRJ

Pós-graduação em Neurologia da Motricidade/IBMR;

Mestrado em ciências com área de concentração em Neurologia/ UFRJ;

Doutorando em ciências com área de concentração em Neurologia/UFRJ;

Professor de Fisioterapia Neurológica da UFRJ;

Chefe do Setor de Fisioterapia e Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto;

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Reabilitação do INDC;

Formação completa em PNF na Europa pela IPNFA (International PNF Association);

Curso de Formação nos Estados Unidos e Europa;

Instrutor Avançado de PNF reconhecido pela IPNFA;

Ministrante de cursos de PNF no Brasil e no Exterior.

Palmiro Torrieri
x

Prof. Palmiro Torrieri

Fisioterapeuta / CREFITO – 6919-F

Responsável pelo serviço de fisioterapia do Hospital Samaritano e Hospital Copa D’or;

Instrutor do método Mullingan;

Cursos de formação nos EUA e Europa.

Jorge Moura
x

Prof. Jorge Moura

Fisioterapeuta / CREFITO – 21694-F

Pós-graduação em Fisioterapia Neurológica;

Professor de cursos de pós-graduação de Hidroterapia da Universidade Castelo Branco e IBMR;

Professor auxiliar e membro da Associação Brasileira de Halliwick;

Avaliador de Instrutores do Conceito Halliwick pela International Halliwick Association (Inglaterra/Holanda);

Curso de Bad Ragaz (Inglaterra/EUA/Suíça);

Curso de Watsu (EUA);

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Conceito Kabat) pela International Proprioceptive Neuromuscular Facilitation Association (IPNFA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática (CIRTA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro de Terapia Aquática (CTA).

Depoimentos

Patricia Gomes da Silva

Patricia Gomes da Silva

Excelência em fisioterapia. Fiz o Curso de reabilitação vestibular com o melhor prof. do país, Dr André Luís dos Santos Silva.

NatáliaSpá Portugal

NatáliaSpá Portugal

Curso com profissionais de primeira qualidade. Observei a abordagem de alguns profissionais aos seus pacientes, junto com a infraestrutura para o tratamento e gostei muito.

Karla Julia

Karla Julia

Me fez um bem enorme.Ainda me faz! Foi o meu porto seguro. Onde voltei a caminhar!Agradeço a toda a equipe. Professor Jorge, Alan Menezes e Renan.

Sabrina Guimarães Silva

Sabrina Guimarães Silva

Conheci o CIRTA ao fazer um curso de Fisioterapia Vestibular. Ótima infra estrutura e super organizado. Funcionários atenciosos e preocupados com a capacitação de toda a equipe. Me deparei tb com um curso de extrema qualidade.

Geraldine D. Zimbler Kuss

Geraldine D. Zimbler Kuss

Primeira vez que vejo um lugar onde todo equipe parece mesmo dedicado aos pacientes e a efetuar uma cura ou melhora no desempenho fisico. A Clinica tem tudo. Apos me acidentar:Tenho feito uma verdadeira romaria em procura de tratamento para restaurar a minha vida de aventureira "La Donne e Mobile"...

Gabriela Freitas

Gabriela Freitas

Excelente em tudo, estrutura, conforto, limpeza, educação dos funcionários, profissionais qualificados e muito atenciosos. Tudo alto padrão! Super indico!

Laura Oliveira

Laura Oliveira

Sem dúvida, o melhor! Ambiente agradável, tranquilo, moderno e profissionais excelentes!

Alberto Freitas

Alberto Freitas

Competência e profissionalismo. Equipe TOP.