Clique abaixo e saiba mais sobre os nossos serviços

x

Incorporamos ao plano de tratamento o que há de mais atualizado na reabilitação mundial, utilizando conceitos de fisioterapia baseados em evidências científicas.

Neurológica

Visa à avaliação e o atendimento personalizado de pacientes com as mais diversas disfunções neurológicas, tais como: Acidente Vascular Encefálico (AVE), Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), Traumatismo Raquimedular, Doença de Parkinson, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Miopatias, Paralisia Facial Periférica, Polineuropatias, Ataxias e outras;

Incorporamos ao plano de tratamento o que há de mais atualizado na reabilitação mundial, utilizando conceitos de fisioterapia baseados em evidências científicas.

Responsável Técnico: Prof. José Vicente Martins

Ortopédica e Reumatológica

Oferecemos tratamento especializado para disfunções do aparelho locomotor com uso de técnicas como terapia manual, osteopatia, RPG, cinesioterapia geral e eletroterapia, através de uma visão ampla e funcional.

Responsável Técnico: Prof. Palmiro Torrieri

x

O conceito de saúde nos remete à busca de hábitos saudáveis e atividade física orientada. Para isso estamos oferecendo a nossos pacientes neurológicos, pneumopatas e cardiopatas este serviço, sob a supervisão de profissionais altamente capacitados no tratamento de portadores de necessidades especiais.

servicos 02 cardiorrespiratoria

Tratamento Aeróbico:

O treinamento aeróbico oferece diversos benefícios ao indivíduo.

Benefícios do Programa:

  • Melhora da Função Motora;
  • Melhora da Função Cardiorrespiratória;
  • Melhora da Biomecânica dos movimentos funcionais;
  • Aumento da Força e Resistência muscular;
  • Controle e Atenuação da Hipertensão Arterial  Sistêmica;
  • Diminuição dos Níveis de Gordura e Glicose;
  • Melhora da Qualidade de Vida;
  • Melhora da Saúde.
  • Para atingir tais objetivos contamos com as seguintes ferramentas:
  • Esteira ergométrica;
  • Natação em piscina aquecida;

Responsável Técnico: Wendell Leite Bernardes

servicos 02 treinamento

Novidade no setor de fisioterapia cardiorrespiratória

Treinamento Locomotor (Adulto)

O propósito da esteira com suspensão parcial de peso é o treinamento com suporte para tratar pacientes com incapacidades de marcha provocada por desordens neurológicas, posturais, musculares bem como déficit de equilíbrio e marcha.

O suporte parcial do peso reduz a força resultante entre a força gravitacional e a força de suspensão, diminuindo a carga sobre o aparelho musculoesquelético durante o treino de marcha em esteira. A suspensão segura parcialmente o peso do paciente e com isso a marcha é facilitada. A facilidade da marcha ocorre também devido ao maior controle de tronco, ao auxílio da marcha pela esteira e ao auxílio do terapeuta que pode atuar nas características da marcha que foram diagnosticadas como deficitárias.

Dentre os principais objetivos da marcha com suspensão parcial do peso corporal podemos destacar:

  • A realização de tarefas funcionalmente relevantes
  • Desencorajamento de atividades compensatórias
  • Mudança de comportamento em tarefas de treinamento
  • Transferência do aprendizado para a vida cotidiana

Patologias indicadas:

  • Acidente Vascular Cerebral
  • Lesão medular (ASIA C,D) Incompleta.
  • Esclerose Múltipla
  • Doença de Parkinson
  • Traumatismo Cranioencefálico
  • Charcot Marie Tooth
  • Idosos com dificuldades de locomoção
x

No setor de hidroterapia o cliente encontra um ambiente especificamente elaborado para pessoas com necessidades especiais, tais como: estrutura projetada, piscina terapêutica coberta e aquecida, banheiros e vestiários adaptados.

Hidroterapia em afecções neurológicas

servicos 03 hidroterapia

servicos 03 hidro pediatricaPara a reabilitação neurológica, a água é um ambiente prazeroso, meio ideal para estimulação e aprendizagem. Além de beneficiar as alterações neurológicas específicas, proporciona grande liberdade de movimento, possibilitando ao indivíduo posições e atividades difíceis de serem realizadas fora da água.

Hidroterapia em afecções ortopédicas e reumatológicas

A hidroterapia produz importantes efeitos terapêuticos, tais como: redução de espasmo, diminuição da dor e relaxamento muscular, devido ao efeito do calor da água, da força de empuxo que reduz as forças compressivas nas articulações.

Hidroterapia Pediátrica

A fisioterapia ganha ar de brincadeira e diversão, tornado os exercícios agradáveis, estimulando a motivação e autoconfiança da criança e explorando ao máximo seu potencial e desenvolvimento.

Responsável Técnico: Profº Jorge Moura

x

A Fonoaudiologia, como ciência da saúde, tem por objetivo de estudo a comunicação humana e seus transtornos.

O setor de Fonoaudilogia CIRTA é composto por uma equipe especializada nas áreas de linguagem e de motricidade orofacial, envolvendo:

  • Transtornos na aquisição e desenvolvimento da fala e da linguagem oral;
  • Encefalopatia Crônica da Infância;
  • AFASIAS (Transtornos de linguagem de origem neurológica), decorrentes de traumatismo cranianos (TCE), acidente vascular encefálico (AVE), tumores ou outros fatores;
  • Transtornos da deglutição (DISFAGIAS), da motricidade orofacial e da fala (DISARTRIAS) de origem neurológicas: quadros progressivos tais como: Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Doença de Machado – Joseph, Coréias de Huntington; ou súbitos, em decorrência de TCE ou AVE;
  • Neurodegenerescências (Orientação e acompanhamento Primária e Demência Fronto – Temporal).

A proposta do setor de Fonoaudiologia é de intervenção integrada no propósito de estabelecer uma melhoria da qualidade de vida dos pacientes, visando, além da reabilitação funcional mais específica do transtorno apresentado, sua melhor integração social, familiar e vocacional.

Formas de atuação:

  • Orientação a familiares;
  • Visitas e apoio domiciliar, escola ou trabalho quando necessário
  • Treinamento de acompanhantes;
  • Terapia individual;
  • Terapia de grupo para afásicos.
  • Consultora Técnica: Raquel Fernandes
x

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos seres humanos em sua relação com os processos mentais e psíquicos. Verte seu olhar sobre a psique humana e vem sendo ampliada ao longo de décadas, com teorias, novas descobertas e técnicas cada vez mais especializadas que possibilitam um trabalho cada vez mais eficaz.

No CIRTA o setor de Psicologia tem por objetivo principal a melhora da qualidade de vida dos pacientes em seus múltiplos aspectos; social, físico e psicológico, levando sempre em consideração a ética profissional e o respeito ao individuo.

Perfil de atuação:

Psicoterapia individual para adolescentes e adultos, além de orientação familiar e/ou de cuidadores.

Responsável Técnica: Rosane Velloso

x

servicos 02 treinamento

É uma forma adaptada de Pilates para indivíduos portadores de disfunções neurológicas, e portanto, com necessidades especiais.

Tornamos acessível à estes pacientes todos os benefícios do Pilates em um ambiente agradável, esportivo e adaptado. Utilizamos ferramentas tais como: exercícios no solo e em aparelhos de Pilates adaptados.

Responsável Técnico: Prof. José Vicente Martins

x

servicos 02 treinamento

O CIRTA oferece aulas ministradas por fisioterapeutas para o máximo de 4 (quatro) alunos por horário, em um estúdio com os melhores equipamentos do mercado (Physiopilates – Balancedbody), abordagem e plano de exercícios individuais.

Alunos e pacientes de todas as faixas etárias podem participar das aulas, que consistem de um sistema de atividades que utiliza princípios específicos na realização de exercício no solo e aparelhos, visando tonificar e alongar a musculatura de forma consciente, proporcionando uma melhora postural e maior integração corpo-mente.

O método inclui ainda respiração consciente, alongamento axial, organização das cinturas e alinhamento geral, além de estabilização e mobilização da coluna vertebral, podendo ser utilizado em reabilitação ou como forma de atividade para Fitness e preparação para o esporte.

Responsável Técnico: Gabriel de Luna Pimenta

x

servicos 02 treinamento

O Sling Desk promove relaxamento imediato do paciente suspenso, promovendo diminuição imediata de dores decorrentes de tensão muscular e compressão articular. Os benefícios alcançados com o bem estar dos atletas pode estimular a população a buscar ajuda para os seus desconfortos.

Reabilitação Integrativa no CIRTA com DR. Renato de Paulo

Venha fazer uma aula experimental:

Sling Desk - SlingTraning - Yoga - Acroyoga - Meditação.

O Sling Desk promove relaxamento imediato do paciente suspenso, promovendo diminuição imediata de dores decorrentes de tensão muscular e compressão articular. Os benefícios alcançados com o bem estar dos atletas pode estimular a população a buscar ajuda para os seus desconfortos. Não existe nenhum tipo de contra indicação para o uso do método.

Pacientes precisam de alternativas terapêuticas que proporcionem bem estar e qualidade de vida. doenças apesar de raras ou sem cura, tem tratamento, principalmente pela redução do estresse por meio de técnicas de relaxamento induzido. 
Nosso trabalho, harmoniza yoga e sling para todos, pacientes ou clientes que buscam qualidade de vida e prevenção com os princípios biomecânicos e neurofuncionais comprovados cientificamente.

O yoga, sling e meditação trabalham a respiração, concentração, força, equilíbrio e amplitude do movimento articular. Unindo as três técnicas, o aluno ou paciente aprende a executar movimentos saudáveis, que são bem distribuídos.

Quais são os benefícios aos pacientes em relação a outros tratamentos?

Nossa diferença é ser adaptado para todos o nosso o olhar integrativo, desde a avaliação as escolhas terapêuticas, não consideramos nossas técnicas como complementar ou alternativa, pois não falta nada nem substitui outra, a terapias se integram mesmo.

Esse método também pode ser usado como uma atividade para sair do sedentarismo?

Sim pois pessoas sedentárias se beneficiam da suspenção do sling, que reduz a ação da gravidade e facilita os movimentos.

Pode ser praticado por todos?

Sim, independente da gravidade da lesão ou se precisam de reabilitação física ou apenas prevenção, todos encontram alternativas terapêuticas que proporcionam bem estar, qualidade de vida e relaxamento induzido.

Quais os benefícios?

Os benefícios são nossos pilares terapêuticos: 1. alivio da dor, 2. relaxamento, 3. treinamento do gesto  4. ganho de força, e 5. o paciente se conhece e aprende a prevenir lesão e ter o auto cuidado.

x

servicos 02 treinamento

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.

Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.

Para que serve

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Responsável Técnica: Amanda Miada

x

servicos 02 treinamento

Fisioterapia de RPG consiste em um método fisioterapêutico cuja finalidade é corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. A sigla RPG significa Reeducação Postural Global.

As técnicas foram desenvolvidas na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. Após vários anos de estudos e pesquisas foi elaborado um método fisioterapêutico de correção postural, trabalhando o paciente de forma global.

A RPG tem o objetivo de prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.

Através da RPG, o paciente beneficia ainda do fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros.

Os exercícios de respiração que fazem parte das sessões de RPG são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e melhora da qualidade de vida do paciente.

As posturas de RPG são orientadas por um fisioterapeuta, através de um tratamento individual e não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.

x

servicos 02 treinamento

A Fisioterapia Vestibular atua através do uso de exercícios terapêuticos e manobras que visam diminuir/aliviar os sintomas de tontura, vertigem e outros.

Fisioterapia Vestibular

Os problemas relacionados à tontura e ao equilíbrio são responsáveis por 5 a 10% de todas as consultas médicas e afetam 40% das pessoas com mais de 40 anos.

Existem dois tipos descritos de tontura: a rotatória ( vertigem ) em que o paciente descreve uma sensação de sentir o ambiente rodar a sua volta ou do seu próprio corpo rodando em relação ao ambiente e a não – rotatória que é responsável pela instabilidade postural.  Outros sintomas como cansaço, dor nos olhos, fotofobia, ansiedade e incapacidade funcional, como o simples movimento de abaixar ou movimentar-se na cama.

A Fisioterapia Vestibular atua através do uso de exercícios terapêuticos e manobras que visam diminuir/aliviar os sintomas de tontura, vertigem e outros.

Os dois casos principais em que o fisioterapeuta vestibular atua são: VPPB ( Vertigem Posicional Paroxística Benigna ) e a Hipofunção Uni ou Bilateral ( função reduzida do labirinto de um ou ambos os lados).

Você pode agendar uma avaliação funcional com o CIRTA

Clique no botão ao lado e faça contato com nossa clínica

Equipe

O CIRTA dispõe dos melhores quadros técnicos para auxiliar na sua recuperação.
Entre os sócios estão renomados fisioterapeutas, aulixiados por profissionais multidisciplinares.

  • José Vicente Martins

  • Palmiro Torrieri

  • Jorge Moura

  • Daniel Rosa

José Vicente Martins
x

Prof. José Vicente Martins

Fisioterapeuta / CREFITO – 14149-F - Prof. de Fisioterapia da UFRJ

Pós-graduação em Neurologia da Motricidade/IBMR;

Mestrado em ciências com área de concentração em Neurologia/ UFRJ;

Doutorando em ciências com área de concentração em Neurologia/UFRJ;

Professor de Fisioterapia Neurológica da UFRJ;

Chefe do Setor de Fisioterapia e Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto;

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Neurociências e Reabilitação do INDC;

Formação completa em PNF na Europa pela IPNFA (International PNF Association);

Curso de Formação nos Estados Unidos e Europa;

Instrutor Avançado de PNF reconhecido pela IPNFA;

Ministrante de cursos de PNF no Brasil e no Exterior.

Palmiro Torrieri
x

Prof. Palmiro Torrieri

Fisioterapeuta / CREFITO – 6919-F

Responsável pelo serviço de fisioterapia do Hospital Samaritano e Hospital Copa D’or;

Instrutor do método Mullingan;

Cursos de formação nos EUA e Europa.

Jorge Moura
x

Prof. Jorge Moura

Fisioterapeuta / CREFITO – 21694-F

Pós-graduação em Fisioterapia Neurológica;

Professor de cursos de pós-graduação de Hidroterapia da Universidade Castelo Branco e IBMR;

Professor auxiliar e membro da Associação Brasileira de Halliwick;

Avaliador de Instrutores do Conceito Halliwick pela International Halliwick Association (Inglaterra/Holanda);

Curso de Bad Ragaz (Inglaterra/EUA/Suíça);

Curso de Watsu (EUA);

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (Conceito Kabat) pela International Proprioceptive Neuromuscular Facilitation Association (IPNFA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro Integrado de Reabilitação e Terapia Aquática (CIRTA);

Responsável pelo serviço de Hidrocinesioterapia do Centro de Terapia Aquática (CTA).

Ricardo Rodrigues
x

Daniel Rosa

Médico Ortopedista

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi residente em ortopedia e traumatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) – UFRJ. Após a residência médica, fez sua especialização em cirurgia do joelho também no HUCFF – UFRJ.

Terminada a residência médica em 2005 e a especialização em cirurgia do joelho em 2006, inicia-se uma jornada de incontáveis horas de estudo, treino e aperfeiçoamento técnico.

Ainda em 2006 é aprovado em concurso público e assume uma vaga no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). No início de 2009 sua matrícula é transferida para o Hospital Federal da Lagoa, no qual passa a integrar o grupo de cirurgia do joelho e torna- se um dos preceptores dos médicos residentes. No ano de 2014 sua carreira toma novos rumos e assume a chefia do serviço de ortopedia do Hospital Copa D`or. Nesse mesmo ano, devido ao acúmulo de responsabilidades, é forçado a deixar o serviço público e pede exoneração do seu cargo no Hospital Federal da Lagoa.

Em 2017, a convite do colega José Paulo Gabbi (Presidente da SBOT-RJ), passa a integrar a Comissão de Educação Continuada da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional RJ. Ainda em 2017, a convite do amigo Vincenzo Giordano, assume a referência em Cirurgia do Joelho na Clínica São Vicente da Gávea.

Após vários anos atendendo e acompanhando atletas de alto rendimento, a pós- graduacão em nutrologia veio como um capítulo natural em sua história. A necessidade de acompanhar e melhorar o status nutricional de seus pacientes, foi o principal incentivo para essa imersão em novos conhecimentos.

Considerado hoje uma referência para ortopedia e cirurgia do joelho no estado do Rio de Janeiro, continua dividindo sua agenda entre a clínica privada e a Rede D`or São Luiz. Atua também como consultor em projetos de educação continuada e como editor de publicações voltadas à ortopedia e gestão em saúde.

Depoimentos

Patricia Gomes da Silva

Patricia Gomes da Silva

Excelência em fisioterapia. Fiz o Curso de reabilitação vestibular com o melhor prof. do país, Dr André Luís dos Santos Silva.

NatáliaSpá Portugal

NatáliaSpá Portugal

Curso com profissionais de primeira qualidade. Observei a abordagem de alguns profissionais aos seus pacientes, junto com a infraestrutura para o tratamento e gostei muito.

Karla Julia

Karla Julia

Me fez um bem enorme.Ainda me faz! Foi o meu porto seguro. Onde voltei a caminhar!Agradeço a toda a equipe. Professor Jorge, Alan Menezes e Renan.

Sabrina Guimarães Silva

Sabrina Guimarães Silva

Conheci o CIRTA ao fazer um curso de Fisioterapia Vestibular. Ótima infra estrutura e super organizado. Funcionários atenciosos e preocupados com a capacitação de toda a equipe. Me deparei tb com um curso de extrema qualidade.

Geraldine D. Zimbler Kuss

Geraldine D. Zimbler Kuss

Primeira vez que vejo um lugar onde todo equipe parece mesmo dedicado aos pacientes e a efetuar uma cura ou melhora no desempenho fisico. A Clinica tem tudo. Apos me acidentar:Tenho feito uma verdadeira romaria em procura de tratamento para restaurar a minha vida de aventureira "La Donne e Mobile"...

Gabriela Freitas

Gabriela Freitas

Excelente em tudo, estrutura, conforto, limpeza, educação dos funcionários, profissionais qualificados e muito atenciosos. Tudo alto padrão! Super indico!

Laura Oliveira

Laura Oliveira

Sem dúvida, o melhor! Ambiente agradável, tranquilo, moderno e profissionais excelentes!

Alberto Freitas

Alberto Freitas

Competência e profissionalismo. Equipe TOP.