Histórico

Na década de 40, o médico Herman Kabat e a fisioterapeuta Margareth Knott se uniram para estudar os fundamentos neurofisiológicos do movimento através das pesquisas do neurofisiologista Charles Sherrington. Dr kabat, observando os desportistas, criou as diagonais de movimento e as usou inicialmente para o tratamento de pacientes com disfunções locomotoras.  Com isso Kabat e Knott desenvolveram a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva, que foi amplamente divulgada e ensinada em um Centro de Reabilitação nos Estados Unidos, na cidade de Vallejo – Califórnia. A FNP, em inglês PNF, é uma filosofia de tratamento que se baseia na ideia que todo ser humano tem um potencial inexplorado dentre de si. O PNF é um conceito fisioterapêutico que é usado para a recuperação funcional de pacientes neurológicos e ortopédicos e é ensinado e divulgado em mais de 30 países.

FNP

Facilitação

Tornar fácil. É todo processo que acelera uma resposta.

Neuromuscular

Envolve os músculos e o sistema nervoso central periférico.

Proprioceptiva

Sentido de posição segmentar e percepção do movimento.
Estímulos dos proprioceptores: fuso neuromuscular, OTG, receptores articulares e sistema vestibular.

Filosofia

Abordagem Positiva

  • Observamos os pontos positivos na avaliação inicial do paciente. Verificamos o que o paciente é capaz de fazer e usamos esse potencial para o tratamento.
  • Utilizamos as partes consideradas mais fortes do corpo para trabalhar as partes mais fracas, através do tratamento indireto.
  • Durante o atendimento procuramos evitar dor e fadiga.

Abordagem Funcional

  • A avaliação e o tratamento devem ser orientados funcionalmente, o que significa que devemos dar ênfase aos desejos de melhora de funções gerais como: atividades de vida diária, atividades instrumentais, esportes, atividades vocacionais e etc.
  • Devemos tratar os pacientes de acordo com o modelo da CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, pensando nos níveis: estrutural, de atividade e de participação.

Mobilização de Reservas 

  • Devemos buscar sempre a participação ativa do paciente usando o número adequado de repetições, de atividades e de posições durante o atendimento, para evitar fadiga e buscar seu potencial máximo.
  • É de extrema importância prescrever um programa de atividades domiciliares com a participação de familiares e cuidadores, com o objetivo de maximizar as metas do tratamento.

Considerar a pessoa como um todo

  • Cada indivíduo é considerado como um todo - integrando estímulos sensoriais, motores e psicológicos, assegurando que todo tratamento deve ser direcionado ao ser humano e não a um problema específico.

Princípios de controle motos e aprendizagem motora 

  • Os fundamentos do conceito baseiam-se nos novos conhecimentos de controle motor e aprendizagem motora.