cirta blog dor orofacialDor Orofacial é toda a dor associada a tecidos moles da cavidade oral e da face.

As condições clínicas mais associadas a dor orofacial são dores de dentes e tecidos periodontais, disfunção temporomandibular (muscular ou articular), trauma, tumor, neuralgias, etc.

 

ATM

ATM significa Articulação Temporomandibular localizada entre a mandíbula e o crânio do lado direito e esquerdo.

DTM

DTM é a sigla usada para abreviar o termo " Disfunções Temporomandibulares ". De maneira geral, o termo se refere às anormalidades que acometem as ATMs ( articulação têmporomandibular ) e/ou os músculos da mastigação.

Dentre os sintomas mais comuns encontramos: dor ou dificuldade para abrir ou movimentar a boca, estalos na ATM , travamento da mandíbula, dores na face e próximo a ATM, dor de cabeça, entre outros.

Ainda não há uma causa específica para o aparecimento das DTMs, apenas alguns fatores que podem contribuir para isso como: trauma, estresse , apertamento dos dentes quando acordado, bruxismo, roer unhas, mascar chicletes, etc.

A fisioterapia tem um papel importante nas DTMs e na Dor Orofacial utilizando técnicas manuais para relaxamento da musculatura mastigatória e para ganho e recuperação de amplitude de movimento, com mobilizações articulares e exercícios de controle motor e propriocepção. Trabalho manual esse que pode ser realizado nas ATMs, crânio e na coluna cervical.

Outras abordagens terapêuticas como utilização de placa de mordida, medicação e cirurgias - menor incidência - também são vistas no dia a dia.

Para um correto diagnóstico de DTM, o paciente deve procurar um dentista especialista na área.

Confira o depoimento dos alunos do nosso curso de Hidrocinesioterapia.

Segunda maior causa de mortes do Brasil, atrás apenas do infarto, o acidente vascular cerebral, quando não é letal, pode deixar sérias sequelas nas vítimas.

A cada dois minutos, um brasileiro morre por conta de doenças do coração. O alarmante dado de mais de 350 mil mortes ao ano, divulgado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) em 2015, aponta o infarto como principal causa de morte, seguido pelas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) e, na terceira posição, a insuficiência cardíaca.

Sem esforço e exercícios repetitivos, as crianças com dificuldades motoras ganham mais movimento brincando na água.

Deixe Seu Comentário